Dando continuidade às ações da Campanha “Setembro Amarelo”, realizada em todo o país com foco na prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Itabuna realizou nesta terça-feira, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um ciclo de palestras sobre a temática “Suicídio”. O evento organizado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde reuniu médicos que atuam na Atenção Primária do Município.
A programação contou com palestras sobre “Transtornos comportamentais disruptivos na infância e juventude”, ministrada pela psiquiatra Thatiana Paz da Silva, que atende no Centro de Atenção Psicosocial (CAPSia), “Transtornos de ansiedade e transtornos relacionados ao estresse na infância e juventude”, ministrada pelo psiquiatra Luiz César Melo Costa, também do CAPS infantil.
A coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Naira Cruz, informa que esse ano a ação é voltada especificamente para os profissionais da Atenção Primária e da Atenção Especializada, com o objetivo de oferecer uma melhor assistência as pessoas com transtorno mental. “A roda de conversa é oportuna para atender as dificuldades que os médicos enfrentam no manejo a essas pessoas. Também queremos esclarecer como é o trabalho do Serviço Especializado”, explicou Naira Cruz.
Durante a palestra, o médico Luiz César Melo Costa chamou a atenção para os sintomas da ansiedade, e também da depressão, doença que pode culminar no suicídio. “A Infância é um período de muita riqueza de experiências, por isso é importante que sejam observadas quaisquer atitudes da criança e do adolescente, já que o sofrimento emocional não é externado”, alerta.
Ele ressaltou que a depressão é muito ligada a culpa e a um sentimento de impotência. “O suicídio é uma escolha precipitada e muitas vezes quem quer se matar só quer acabar com o sofrimento. Também é preciso deixar claro que cada pessoa que tira a própria vida, afeta oito pessoas próximas que tinham ela como referência”, informa o especialista.
Em continuidade a Campanha do Setembro Amarelo, novas palestras serão realizadas nos próximos dias 22 e 26, também auditório da Secretaria de Saúde de Itabuna. Durante o mês ainda acontecerão ações pontuais no Centro de Referência de Atendimento a Mulher, no Centro de Referência da Doença Falciforme e em algumas Unidades Básicas de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário