Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
O secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, explicou que o aumento no número de óbitos por Covid-19 na Bahia se deve à interiorização da doença.
Segundo ele, em muitos municípios de pequeno porte, as pessoas têm dificuldade de acesso ao sistema de saúde. “Tivemos casos de pessoas que faleceram no domicílio”, citou. Villas Boas ressaltou que tem mantido contato com prefeitos e secretários municipais para que incentivem a população a procurar os serviços de saúde assim que tiverem suspeita da doença.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também iniciou um mutirão junto a outros órgãos para treinar as equipes dos municípios no registro de casos confirmados e de óbitos, tendo em vista que há demora em lançar os números nos registros oficiais. “É importante, em um momento como esse, onde começa haver uma mudança no padrão da pandemia, que observemos também a data efetiva da ocorrência do óbito”, pontuou.
A média móvel de óbitos registrados pelo novo coronavírus segue estável na Bahia, com cerca de cinquenta mortes por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário