Foto: Reprodução/ Vídeo G1
As Ilhas Maurício, no Oceano Índico, declararam estado de emergência após cerca de mil toneladas de óleo vazar de um navio cargueiro de origem japonesa. Os moradores da região estão usando cilindros permeáveis feitos de cabelo humano e folhas para tentar limpar o óleo que permanece encalhado em uma praia do arquipélago.
O navio MV Wakashio é de propriedade da Nagashiki Shipping Company e operado pela Mitsui OSK Line. O despejo de óleo acontece após a embarcação atingir um recife próximo à ilha.
De acordo com o G1, os mauricianos têm produzido cilindros para flutuar no mar com folhas de cana-de-açúcar, garrafas plásticas e cabelos, que as pessoas cortavam voluntariamente. A ideia é que esse material absorva e retenha o óleo, que é viscoso, nas águas. Há em torno da ilha uma campanha para conseguir cabelo. Os fios são usados porque absorvem o óleo, mas não a água.
O derramamento de óleo ocorreu perto do Blue Bay Marine Park, conhecido por seus corais e espécies de peixes. O turismo é um dos principais mercados das Ilhas Maurício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário