O número de servidores públicos que morreram vítimas da Covid-19 é uma incógnita para o governo federal. A falta de estatística é alvo de críticas de entidades que representam a categoria. A informação foi publicada em reportagem do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Conforme apurado pela reportagem, é de responsabilidade do Ministério da Economia a organização das atividades dos servidores. A pasta divulga um boletim com o número de infectados. Contudo, não sabe informar quantos morreram desde o início da pandemia.
O mais recente documento do tipo aponta que 1.876 servidores testaram positivo para a doença. Os dados são da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal até 24 de julho.
Segundo o Ministério da Economia, o Ministério da Saúde seria o responsável pela informações. Por sua vez, a pasta chefiada pelo general Eduardo Pazuello informou que não realiza esse tipo de levantamento.
As únicas informações compiladas pelo governo federal são de casos de Covid-19 em profissionais de saúde. Com isso, os demais servidores de órgãos e autarquias ficam sem informações específicas.
Até 5 de agosto, foram notificados 232.992 casos confirmados em profissionais de saúde. Técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde são os mais afetados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário