De acordo com a agência de notícias France Presse, os resultados devem ficar prontos no dia 1º de fevereiro de 2021, para serem divulgados em 15 de fevereiro.
Foto: Divulgação
Autoridades sanitárias de Cuba informaram, nesta terça-feira (18), que o país vai começar os ensaios clínicos em humanos de seu projeto de vacina contra a Covid-19 na próxima semana. Chamado de “Soberana 01”, o imunizante será aplicado em 676 pessoas com idade entre 19 e 80 anos.
De acordo com a agência de notícias France Presse, os resultados devem ficar prontos no dia 1º de fevereiro de 2021, para serem divulgados em 15 de fevereiro. A autorização para o estudo foi dada pelo Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba e o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos.
Os candidatos, que serão recrutados a partir do dia 24 de agosto até o fim de outubro, não devem ter “alterações clinicamente significativas”. Além disso, devem consentir por escrito para receber a dose, de acordo com as autoridades.
Para o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, “embora haja vacinas de outros países, precisamos das nossas para ter soberania”. Até o momento, o país conseguiu controlar de forma considerável a pandemia da Covid-19.
Entre 11 milhões de habitantes, foram registrados 3,4 mil casos e 88 óbitos. Apesar disso, autoridades reforçaram as medidas de prevenção recentemente na capital, Havana, após um surto da doença.
Vale lembrar que, no último sábado (15), o governo da Rússia demonstrou interesse em produzir a vacina Sputnik V, que já foi registrada, em solo cubano. A ilha, no entanto, não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário