“Oi, td bem? Tô precisando de uma ajuda sua. Fui fazer uma transferência, mas como já paguei uns boletos de manhã, fiquei sem limite. Você consegue pagar da sua conta pra mim e amanhã eu já te devolvo sem falta?”
Se algum contato já te mandou uma mensagem assim, provavelmente ele foi vítima de um golpe cada vez mais banal: o do WhatsApp clonado.
O crime começa quando o golpista pega um número de celular na internet, geralmente de sites de anúncios, e liga para a vítima relatando um falso problema no cadastro. Para corrigir, ele diz que vai enviar para a pessoa um número de protocolo, e pede que a pessoa passe para ele o código de seis dígitos que vai chegar por SMS. Mas esse código é, na verdade, os números para instalar o aplicativo em outro aparelho.
Quando o golpista tem acesso ao código, na mesma hora ele toma conta do WhatsApp da vítima e passa a pedir dinheiro aos contatos como se fosse a pessoa. Quem acredita estar ajudando um conhecido, amigo ou parente faz a transferência para a conta de um “laranja” e provavelmente nunca mais recupera o dinheiro.
A enfermeira obstetra Milena Fonseca, que mora em Araçoiaba da Serra, foi uma das vítimas que tiveram o WhatsApp clonado na semana passada. A mensagem veio de uma clínica que ela frequentava, que também tinha sido vítima do golpe.
“Eles falaram que era um recadastramento, e como era um estabelecimento de saúde, eu respondi que tudo bem, e perguntaram se eu tinha recebido um código. Quando eu falei bloqueou tudo”, conta. Por sorte, nenhum de seus contatos transferiu dinheiro para o golpista. Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário