Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou nesta sexta-feira (12) a estabilidade na taxa de letalidade do coronavírus no estado. Em sua explicação durante entrevista à TV Bahia, o gestor da pasta apontou a queda na transmissão da doença e apontou que o número de mortos por dia está em um "platô". Ontem, o estado ultrapassou a marca de mil mortes.
“O número é exagerado [projeção de 5 mil mortes em agosto] em função de não levar em conta a queda progressiva na taxa de transmissão que nós temos observado na Bahia. Inicialmente começamos com 30%, a gente se recorda, passamos um tempão com 15%, com 12%, com 11%, com 10%. Hoje estamos de forma sustentada com números abaixo de 4,5%. Já temos 16 dias em que o número de óbitos por dia na Bahia está estabilizado. Existe um platô no número de óbitos. O número total de óbitos sobe, evidentemente, por ser cumulativo, mas o número de óbitos por dia, que nos permite ter uma ideia do agravamento da situação, está estabilizado”, afirmou.
“O número global de casos vem crescendo, mas o número de óbitos novos por dia vem se mantendo. Consequentemente, a taxa de letalidade vem se mantendo ou caindo. Isso é facilmente perceptível por diversos gráficos que temos demonstrado todos os dias”, completou.
Vilas-Boas voltou a apontar a preocupação com municípios como Teixeira de Freitas, no extremo sul, e em Feira de Santana. O secretário destacou a importância de tratar as cidades com maior cuidado.
“Estamos preocupados com algumas cidades que estão saindo do controle. Nesse momento nossa preocupação se volta para o Extremo Sul da Bahia, Teixeira de Freitas principalmente. Mas também aqui na região metropolitana, aqui perto, em Feira de Santana, temos taxa de progressão acima da média do estado. A importância de tratarmos cidades grandes como Feira, Conquista, de forma diferenciada no olhar, é que qualquer elevação percentual da taxa de transmissão da cidade impacta muito na média do estado”, pontuou.
O último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que o estado tem 33.891 casos confirmados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário