> TABOCAS NOTICIAS : Baixa na equipe de Paulo Guedes pode prejudicar ainda mais relação com Congresso

terça-feira, 16 de junho de 2020

Baixa na equipe de Paulo Guedes pode prejudicar ainda mais relação com Congresso

Presença de Mansueto no time de Paulo Guedes era associada a uma dose de realismo necessária.
A saída do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, do governo Jair Bolsonaro já vinha sendo sinalizada desde o fim do ano passado, mas é um revés para a equipe econômica num momento de profunda deterioração das contas públicas e pressão por mais gastos para amenizar os impactos da crise do coronavírus.

Com bom trânsito no mercado financeiro, interlocução com figuras de peso do Congresso Nacional e prestígio junto ao corpo técnico do Ministério da Economia, Mansueto sempre foi visto como um intransigente defensor do ajuste fiscal para garantir o crescimento sustentável do país.

Sua presença no time de Paulo Guedes era, portanto, associada a uma dose de realismo necessária, vinda de um profundo conhecedor da máquina pública e do seu intrincado mecanismo de funcionamento.

O discurso cauteloso do secretário era um contraponto aos arroubos de otimismo por vezes expressos pelo ministro, seja quanto à exequibilidade de um superávit primário no primeiro ano de governo, à evolução do PIB ou à viabilidade política de algumas propostas.

Mansueto, que já chegou a dizer que não dormia tranquilo com o país crescendo na casa de 1%, nunca deixou de ressaltar a importância de o Brasil persistir na trajetória de reformas, tendo mais recentemente batido na tecla da necessidade de simplificação tributária, com o fim da cumulatividade de impostos. CONTINUE LENDO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário