> TABOCAS NOTICIAS : Armínio Fraga se diz preocupado com contas públicas do Brasil: 'A conta não fecha'

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Armínio Fraga se diz preocupado com contas públicas do Brasil: 'A conta não fecha'

Foto: Ricardo Borges/ Folhapress
Ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga expressou preocupação com a situação das contas públicas do Brasil, incluindo os gatos com a pandemia do coronavírus. De acordo com eles, as contas não fecham.

“A conta não fecha. O governo não pode se acomodar achando que o Brasil é um Japão ou os Estados Unidos, que podem sair gastando sem grandes consequências. Nossa história é de inflação alta, de confisco, de moratórias... infelizmente. Com o surgimento da pandemia foi preciso gastar? Sim. Quanto? Como? Por quanto tempo? Fácil dizer agora, mas a coisa”, disse em entrevista ao Valor Econômico.

Para Armínio, seria preciso limitar os programas de assistência social.

“Eu vejo com muita preocupação. Em tese daria para cuidar das pessoas, através da assistência social e aos desempregados. Os programas seriam limitados, mas suficientes para as pessoas terem um mínimo de conforto, não passarem fome. Mas o acúmulo de dívida preocupa”, pontuou.

De acordo com Armínio, o caminho é fazer uma economia grande em funcionalismo e Previdência.

“Estou supondo que é possível, ao longo de cinco a dez anos, economizar 7 pontos percentuais do PIB nos gastos com funcionalismo e Previdência. Já se economizou 1 ponto percentual por ano na reforma da Previdência, faltam 6 pontos. É ambicioso, mas factível. E o mundo dos subsídios e impostos está cheio de barbaridades que oferecem espaço para redirecionamento do gasto. Estimo mais 3 pontos do PIB aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário