> TABOCAS NOTICIAS : Bolsonaro manda chefe interino da Saúde assinar decreto que libera uso da cloroquina

domingo, 17 de maio de 2020

Bolsonaro manda chefe interino da Saúde assinar decreto que libera uso da cloroquina

O protocolo avalizado por Pazuello deverá ser baseado na resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Foto: Reprodução /Metrópoles
Elevado a chefe interino do Ministério da Saúde após saída repentina de Nelson Teich do comando da pasta nesta sexta-feira (15), o general Eduardo Pazuello deve assinar o novo protocolo da pasta que libera o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 no Brasil, mesmo para pacientes com sintomas leves. Não há consenso na comunidade científica nem estudos que garantam a eficácia da substância no tratamento da doença.

A mudança do protocolo é a principal motivação da saída do ministro, assim como motivou a demissão de Mandetta. Ambos rejeitaram a proposta do presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, a orientação é para profissionais do sistema público de saúde prescrever a substância apenas em casos mais graves.

Segundo o Estadão, a auxiliares, o ministro alegou questões técnicas para deixar o cargo. O ministro se reuniu com o presidente pela manhã. Ele vinha travando uma queda de braço com Bolsonaro sobre a recomendação do uso de cloroquina em pacientes de covid-19.

O protocolo avalizado por Pazuello deverá ser baseado na resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em abril, a entidade liberou a aplicação da substância em pacientes com sintomas leves, mas ressaltou que a decisão foi tomada “sem seguir a ciência”, apenas para encerrar a polarização em torno do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário