Prova é comentada por especialista do SAS
Novembro, 2019 - O professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, comenta o caderno Azul da prova do Enem que aconteceu em 3 de novembro de 2019. Segundo o especialista, a avaliação seguiu o padrão dos anos anteriores, mas teve um grande volume de textos contextualizando as questões, o que a tornou um pouco mais densa, algo visto pela última vez em 2012.
A prova (azul) comentada está neste link .
Em linguagens, o foco esteve em literatura pós-modernistas. Foram citados João Cabral de Melo Neto e Raul Pompéia, mas a maioria dos escolhidos possuem obras publicadas nas últimas décadas. Falou-se novamente em Picasso, um padrão de anos anteriores. Em 2019, os avaliadores pediram a interpretação da obras "Cabeça de Touro".
Cibercultura, impacto da tecnologia (questões 17 e 19, por exemplo) e hábitos da sociedade que estão influenciando as mídias sociais também foram abordados demonstrando que a prova busca fazer um link com comportamentos da sociedade. Outro destaque foi Educação Física, que teve espaço em duas questões (9 e 27).
Já em ciências humanas os temas foram divididos da seguinte forma: 15 questões de História, 10 de Filosofia (número maior do que em anos anteriores), cinco de Sociologia e 15 de Geografia. Em História, o foco esteve em assuntos factuais, sem abordagens polêmicas e com temas ecléticos. Um dos destaques foi a questão sobre os direitos humanos, mas falou-se também sobre totalitarismo, holocausto, primeiro reinado e etc. Em Geografia, falou-se de clima, ecologia e os avaliadores escolheram falar ainda sobre a indústria, agrotóxicos e Amazônia. "A prova manteve a tradição de oferecer contexto, falar de pontos importantes para a sociedade contemporânea e ser técnica. Como houve muita apresentação em texto, podemos dizer ainda que em 2019 o Enem está seguindo a linha conteudista", avalia Celedônio.
Sobre o SAS
Somos uma plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços educacionais para a Educação Básica. Hoje, mais de 780 escolas e 260 mil alunos de todo o país utilizam as nossas soluções. Para conhecer mais, acesse saseducacao.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário