> TABOCAS NOTICIAS : EMPRESA DE MINAS EXIGE QUE CUIDADORAS DE IDOSOS NÃO SEJAM 'NEGRAS E GORDAS' E PROVOCA REVOLTA

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

EMPRESA DE MINAS EXIGE QUE CUIDADORAS DE IDOSOS NÃO SEJAM 'NEGRAS E GORDAS' E PROVOCA REVOLTA

Divulgação/Agência Brasil + Reprodução/Arquivo Pessoal
Em um país onde o desemprego é a realidade de aproximadamente 12,5 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a difícil missão de conseguir uma oportunidade de trabalho pode ser ainda mais complicada para quem é negro e precisa superar outra barreira além da crise econômica: o preconceito.

Vítima desta situação, uma mulher de 41 anos, que trabalha como cuidadora de idosos em Belo Horizonte, resolveu procurar a Polícia Civil no início deste mês para denunciar um caso de preconceito explícito em uma oportunidade de emprego na capital. A descrição exigia que as candidatas não fossem “negras e gordas”.

A vaga foi divulgada por meio de uma psicóloga que mantém uma lista de transmissão com dezenas de profissionais cuidadores de idosos. A oportunidade seria para trabalhar como folguista em uma das filiais da “Home Angels” em BH, empresa referência no setor (veja o que diz a empresa abaixo).

A empresa nega que tenha divulgado a vaga com a descrição racista e alega que, na verdade, o texto teria sofrido alterações por parte da psicóloga que divulgou a oportunidade em uma lista de transmissão. A psicóloga diz, por sua vez, que não fez qualquer alteração na mensagem e afirma que repassou a vaga “sem ler corretamente” e “sem o cuidado necessário”. Veja mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário