Dados inéditos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apontam que aumentou a demanda e a presença de trabalhadores estrangeiros no Brasil, com incremento no número de empresas que demandaram mais empregados qualificados.
O maior fluxo são de pessoas oriundas da Venezuela e Haiti. Os estados que mais receberam os estrangeiros são: São Paulo (7,2 mil) e Santa Catarina (5,2 mil). Relativizando-se a absorção de trabalhadores migrantes pelo tamanho da população ocupada, as maiores taxas de admissão foram em Roraima, Amazonas e Goiás.
Quanto a residência para trabalhadores qualificados, os países com maior número de autorizações foram Estados Unidos e China que, juntos, ampliaram suas participações no total de autorizações de 30,1% no 1º quadrimestre de 2019 para 32,2% no 2º quadrimestre de 2019.
De acordo com a Veja, as solicitações de refúgio no 2º quadrimestre de 2019 (25.606) apresentaram queda de 18,7% em relação ao 2º quadrimestre de 2018 (31.481) determinada pela redução entre as solicitações de venezuelanos. Apesar da redução no total das solicitações, destaca-se o aumento das solicitações entre os haitianos neste 2º quadrimestre (5.798).
Nenhum comentário:
Postar um comentário