> TABOCAS NOTICIAS : Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

Por: Só Notícia Boa
Carregador de celular por energia solar com sucatas — Foto: Reprodução/TV TEM
Dois alunos de uma escola pública de Guararapes, no interior de São Paulo, usaram sucata e criaram um carregador de celular movido a energia solar.
Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, estudam no 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil.
A invenção veio durante a disciplina de designer de produtos sustentáveis e foi selecionada como finalista na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FECEESP).
“Foi proposto aos alunos que eles trouxessem um tema sustentável para ajudar o meio ambiente. Então, surgiu a ideia de fazer o carregador fotovoltaico”, disse ao G1 a professora e a orientadora do projeto, Ana Paula de Souza Rubbo.
A ideia era fazer com que os alunos pensassem em construir algum objeto com foco na sustentabilidade.

Sucata
Depois de ter a ideia aprovada, os estudantes começaram a procurar por peças eletrônicas que seriam jogadas no lixo em empresas do município.
“Nós pesquisamos se teria como fazer um circuito elétrico utilizando energia solar. No começo, nós utilizamos as placas compradas, mas depois fizemos um inteiro de sucata”, afirmou Gabriel Guimarães.

Como
O carregador foi construído com um circuito elétrico interligado por seis placas.
A tensão de 6 volts é capaz de carregar totalmente um celular em quatro horas.
“As seis placas vão pegar a energia do sol e vão passar para todo o sistema. Esse sistema vai gerar energia que vai passar pelo celular e carregar ele”, disse Bruno Henrique.
Os jovens estudantes estão preocupados com a poluição causada pelo lixo eletrônico, descartado sem cuidado. Leia tudo em http://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário