Por volta das 4h30 da manhã deste sábado (9), um tremor de terra foi sentido por moradores de diversas cidades do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo, como Amargosa, Mutuípe, Laje e São Miguel das Matas. De acordo com os relatos nas redes sociais as pessoas acordaram assustadas com um barulho alto e uma forte vibração dentro de casa. “Senti um forte barulho e tremeu a casa toda”, relatou uma moradora de Amargosa no WhatsApp às 4h37 da manhã.
O centro do tremor foi em Amargosa, mas cidades num raio de 30km podem ter sentido o abalo. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte confirmou o tremor e informou que a região do Recôncavo da Bahia é sismicamente ativa, acontecendo tremores frequentes. A magnitude deste tremor foi de 3,5° e não houve danos.
O assunto está sendo comentado em todas as cidades no qual foi sentido, inclusive vários ouvintes ligaram para a Rádio Andaiá Fm relatando o ocorrido. O morador Val da Urbis 4 em Santo Antônio de Jesus disse que “minha mulher pensou até que fosse estrondo de trovoada, ai eu fiquei acordado, assustado, mas só foi um estrondo que deu, tremeu e parou, uma coisa muito rápida e eu fiquei chocado porque eu nunca tinha visto, só o povo falar, mas hoje eu vi claramente mesmo”.
Não é a primeira vez que casos como este acontecem na região, em 27 de outubro de 2018 um caso semelhante aconteceu atingindo praticamente as mesmas cidades.
Geógrafos apontam que não é comum tremores de terra no Brasil pelo fato de o país está situado longe do encontro de placas tectônicas, mas que pode ter acontecido uma ligeira acomodação da placa Sul-Americana, causando a sensação de tremor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário