> TABOCAS NOTICIAS : BA: Cidades do Recôncavo e Vale acordam assustadas com tremor de terra neste sábado (9)

sábado, 9 de novembro de 2019

BA: Cidades do Recôncavo e Vale acordam assustadas com tremor de terra neste sábado (9)

Por volta das 4h30 da manhã deste sábado (9), um tremor de terra foi sentido por moradores de diversas cidades do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo, como Amargosa, Mutuípe, Laje e São Miguel das Matas. De acordo com os relatos nas redes sociais as pessoas acordaram assustadas com um barulho alto e uma forte vibração dentro de casa. “Senti um forte barulho e tremeu a casa toda”, relatou uma moradora de Amargosa no WhatsApp às 4h37 da manhã.

O centro do tremor foi em Amargosa, mas cidades num raio de 30km podem ter sentido o abalo. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte confirmou o tremor e informou que a região do Recôncavo da Bahia é sismicamente ativa, acontecendo tremores frequentes. A magnitude deste tremor foi de 3,5° e não houve danos.

O assunto está sendo comentado em todas as cidades no qual foi sentido, inclusive vários ouvintes ligaram para a Rádio Andaiá Fm relatando o ocorrido. O morador Val da Urbis 4 em Santo Antônio de Jesus disse que “minha mulher pensou até que fosse estrondo de trovoada, ai eu fiquei acordado, assustado, mas só foi um estrondo que deu, tremeu e parou, uma coisa muito rápida e eu fiquei chocado porque eu nunca tinha visto, só o povo falar, mas hoje eu vi claramente mesmo”.

Não é a primeira vez que casos como este acontecem na região, em 27 de outubro de 2018 um caso semelhante aconteceu atingindo praticamente as mesmas cidades.

Geógrafos apontam que não é comum tremores de terra no Brasil pelo fato de o país está situado longe do encontro de placas tectônicas, mas que pode ter acontecido uma ligeira acomodação da placa Sul-Americana, causando a sensação de tremor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário