Vinícius Casagrande**Colaboração para o UOL, em São Paulo**Twitter/Reprodução
O piloto da aeronave Boeing 777 da Latam alertou a torre de comando sobre uma pane elétrica pouco tempo antes de fazer um pouso de emergência no aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), na madrugada desta quinta-feira (20).
"Estamos sem praticamente nenhum sistema elétrico funcionando corretamente. Então, estamos como esse problema um pouco sério. Por gentileza, deixem preparados os bombeiros", informou o piloto ao comando aéreo brasileiro. O UOL teve acesso aos áudios. (Ouça logo abaixo)
O avião fazia o voo LA8084 entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e Londres (Reino Unido). Quando sobrevoava o estado de Minas Gerais, o avião apresentou uma pane elétrica quase completa, segundo relato do piloto ao controle de tráfego aéreo. O aeroporto de Confins era o mais próximo para o pouso de emergência.
Antes de prosseguir para o pouso, o piloto tentou fazer o alijamento de combustível. No entanto, a pane no sistema elétrico impediu que o excesso de combustível fosse jogado fora. Com os tanques cheios, o Boeing 777 estava bem acima do peso máximo de pouso.
Em conversa com o controle de tráfego aéreo, o piloto relata preocupação com o peso excessivo do avião, confirma informações sobre o tamanho da pista e solicita apoio do Corpo de Bombeiros do aeroporto de Confins para o momento do pouso.
"Por gentileza, deixem preparados os bombeiros. Estamos realizando o procedimento tentando aliviar o máximo possível o peso da aeronave, mas está difícil. Estamos prosseguindo para o pouso. Por gentileza, se o senhor puder interditar a pista", afirmou o comandante pelo rádio. Leia mais em https://noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário