A especialista explicou que há quase 40 anos uma análise de cartões de felicitações revelou que o álcool era tratado como tema recorrente e sempre vinculado a comemorações.
Mensagens de feliz Natal que apresentam o álcool ou a embriaguez como tema central são populares, mas “refletem e reforçam uma atitude social de que o consumo excessivo de álcool é aceitável e associado à comemoração”, adverte especialista.
De acordo com o jornal O Globo, a diretora assistente de Saúde Pública, Meio Ambiente e Prosperidade do Conselho do Condado de Devon (Inglaterra), Tracey Polak acredita que esse tipo de mensagem “influenciam as opiniões sobre bebidas e reforçam seu consumo excessivo como uma norma social”.
A especialista explicou que há quase 40 anos uma análise de cartões de felicitações revelou que o álcool era tratado como tema recorrente e sempre vinculado a comemorações. “A análise também concluiu que a embriaguez era tratada como “motivo de humor”, agradável” e “inofensiva”.
No entanto, as ilustrações e textos natalinos com taças e bebidas ainda continuam retratando o álcool como algo agradável e divertido. Diante disso, a especialista recomenda que as pessoas tenham consciência crítica ao compartilhar mensagens sobre consumo de álcool neste fim de ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário