> TABOCAS NOTICIAS : Futuro chanceler diz que Brasil "está entrando em um mundo mais perigoso"

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Futuro chanceler diz que Brasil "está entrando em um mundo mais perigoso"

Do UOL, em Brasília
Reprodução/Facebook
Araújo, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, e Bolsonaro: aproximação com ideias de Trump

Indicado como ministro das Relações Exteriores no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o futuro chanceler Ernesto Araújo, publicou um texto em seu blog neste domingo (2) em que avalia que, "felizmente", o Brasil "está entrando em um mundo mais perigoso". Ele fez a análise em um artigo em que defendeu o nacionalismo e afirmou que país deve ser uma nação ocidental também "no terreno cultural-simbólico" em vez de sempre tentar "fazer parte de tudo", ou seja, do Ocidente e do Oriente ao mesmo tempo – um mundo liderado por China, Índia e outros países asiáticos.

"Muitos hoje enxergam no nacionalismo, no sentimento nacional, perigos horríveis e se afastam amedrontados", criticou Araújo . "Estamos entrando em um mundo mais perigoso? Sim, felizmente. No Brasil como em todo o Ocidente, nossas raízes demandam essa aventura. Abandonemos nossa zona de conforto como Ulisses [personagem da mitologia grega] quando saiu de sua aposentadoria em Ítaca para fundar a epopeia atlântica e enfrentemos nossa complicada ocidentalidade. Um Brasil desprendido do Ocidente é um Brasil artificial, superficial, um Brasil de plástico."

As afirmações vêm em um momento em que o futuro governo do PSL faz discursos alinhados com o do Estados Unidos, comandado por Donald Trump), e em oposição à China, de Xi Jinping. Segundo Araújo, o texto publicado por ele hoje "pode ser pertinente ao debate sobre os rumos do Brasil diante dos horizontes que se abrem com a eleição de Jair Bolsonaro".  Leia mais em https://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário