Foto: Divulgação
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha “Sua pele, sua vida” para alertar sobre os riscos de realizar procedimentos estéticos invasivos com profissionais que não sejam habilitados. A iniciativa visa ressaltar a competência do médico para realizar diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, cabelos e unhas, incluindo procedimentos cirúrgicos e estéticos. Para dar um tom de humor à ação, foram usadas expressões como “É sarna para se coçar”, “O barato pode sair caro” e “Pode dar zebra” para citar as consequências para pessoas que não marcaram consulta com um dermatologista ou compraram pacotes de beleza em sites de compras coletivas, por exemplo. Segundo o vice-presidente da SBD, Dr. Sérgio Palma, “a informação de que o melhor é tratar com médico dermatologista está disseminada, mas ainda há parte da sociedade que precisa de uma mensagem mais direta e popular sobre o papel do especialista na atenção à saúde e beleza da pele em todas as fases da vida”. A instituição sugere que as pessoas desconfiem de anúncios, pacotes ou locais com preços muito abaixo do mercado, já que possivelmente não terão os melhores equipamentos e produtos. “As diretrizes da campanha estimulam a reflexão do tema, ressaltando a qualificação, o profissionalismo e a competência do médico para realizar ações que, quando colocadas nas mãos de outros profissionais, podem expor pacientes a situações de risco, incluindo risco de vida”, completa o presidente da SBD, José Antônio Sanches. BN
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