> TABOCAS NOTICIAS : CNJ já havia alertado sobre falhas em cadeia do Pará em que 21 morreram

quarta-feira, 11 de abril de 2018

CNJ já havia alertado sobre falhas em cadeia do Pará em que 21 morreram

Agência Estado
Ao menos 21 pessoas morreram em uma troca de tiros nesta terça-feira (10/4) após presos tentarem fugir do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), considerado de segurança máxima, em Santa Izabel do Pará, região metropolitana de Belém. No mês passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou relatório alertando sobre risco de fuga na unidade. Entre os problemas de segurança, o órgão apontou "facilidade de resgate com apoio externo", áreas de "vulnerabilidade" apenas com alambrado e "suspeita da articulação de internos com outras casas penais".

Por volta das 14 horas, um grupo externo, armado de fuzis, carabinas, pistolas e revólveres, saiu a pé de um matagal e se aproximou da unidade - uma das nove que integra o Complexo Santa Izabel, onde estão os presos mais perigosos do Pará -, de acordo com as investigações. Os criminosos, então, usaram explosivos contra o muro da área do solário.

Nessa hora, um grupo de detentos que estava nos Pavilhões C e D atirou contra agentes penitenciários e fez outros de refém. Eles tinham três armas de fogo. O carcereiro Guardiano Santana, de 57 anos, morreu e outros cinco foram feridos. Desses, quatro estão internados. Todos trabalhavam na área interna do CRPP III. Leia mais em https://www.correiobraziliense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário