Felipe Amorim**Do UOL, em Brasília**Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro Gilmar Mendes participa de sessão da 2ª Turma do STF
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes tem recebido críticas por decisões favoráveis a investigados com a concessão de liberdade ou de condições mais brandas de prisão.
Em julgamentos no Supremo e em manifestações públicas, Mendes tem defendido a importância de a Justiça garantir os direitos das pessoas que são alvo de investigações e ações judiciais.
O ministro já afirmou que juízes devem "nadar contra a corrente" para garantir direitos fundamentais, inclusive a presos e investigados, e que ser aplaudido por manter suspeitos na cadeia não é fazer um bom trabalho.
Para ele, aqueles que criticam as decisões favoráveis a investigados esquecem que podem, eventualmente, estar um dia no papel de alvo das investigações.
"Muitas vezes, a garantia de direitos está na contrariedade de opiniões. Ao se fazer a defesa de direitos, às vezes de forma estritamente conservadora, nós estamos protegendo aquele indivíduo que nos apedreja, porque quando você cria um Estado autoritário, com generalização de prisões preventivas, e as pessoas aplaudem, elas esquecem que amanhã será a vez delas", afirmou Mendes, em seminário realizado em dezembro. Leia mais em https://noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário