Fernando Miragaya, Eugênio Augusto Brito**Colaboração para o UOL, no Rio (RJ), e do UOL, em São Paulo (SP)
UOL Carros reúne alguns dados curiosos para celebrar este 20 de janeiro, "Dia Nacional do Fusca"
O Fusca é tão emblemático que as histórias em torno do carro se confundem e parecem infinitas. O modelo eternizado da Volkswagen tem até o seu Dia Nacional, comemorado em 20 de janeiro. Mas quando o assunto é o carro, sobram histórias e lembranças para ocupar as 24 horas do dia e todos os sete dias da semana. Quando surgiu, por que surgiu, quanto chegou ao Brasil, quando custava, quanto vendeu... tudo dá pano para manga e rende um conto no caso do Fusca.
Tanto é assim, que o automóvel que se tornou um clássico foi lançado oficialmente em 1945, considerando o modelo que conhecemos hoje. Antes, porém, diversos protótipos foram feitos (e destruídos), complicando o rastreamento preciso da história toda -- há sempre versões e unidades que "surgem" e "somem". Provavelmente, nem Ferdinand Porsche, seu criador, nem Adolf Hitler, que "encomendou" os primeiros projetos 11 anos antes, em 1934, imaginariam que o modelo se tornaria tão simbólico.
Foram mais de 21,5 milhões de carros vendidos no mundo todo até 2003, quando o último exemplar foi feito no México.
No Brasil, o primeiro lote surgiu em 1950, mas a produção só começou em 1959, com direito à presença do então presidente Juscelino Kubitschek a bordo de um Fusca na unidade Anchieta. Foram fabricados mais de 3,3 milhões no Brasil, do "Volkswagen Sedan" e do "Volkswagen Fusca", de 1959 a 1986, depois entre 1993 e 1996. LEIA TUDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário