> TABOCAS NOTICIAS : Bafômetro pode ajudar diagnóstico de uma das doenças que mais matam

sábado, 11 de novembro de 2017

Bafômetro pode ajudar diagnóstico de uma das doenças que mais matam

Michelle Roberts - BBC News
Cientistas estão testando o uso de um bafômetro para diagnosticar a malária, doença potencialmente fatal causada por parasitas transmitidos pelo mosquito Anopheles.

Pessoas com malária produzem "traços respiratórios" distintos, que poderiam ser identificados pelo novo método. Um protótipo do bafômetro já está sendo usado na África.

Um desses odores expelidos por pessoas infectadas é idêntico a um cheiro natural que atrai os vetores da malária. Pinheiros e coníferas exalam terpenos, substâncias que chamam mosquitos e outros insetos polinizadores, dizem pesquisadores da Universidade Washington em St. Louis (EUA).

Os cientistas acreditam que, ao produzir esse odor, pessoas com malária possam atrair mosquitos e infectá-los ao serem picadas, espalhando a doença.

Os resultados iniciais apontaram para um índice razoável de diagnóstico em casos envolvendo crianças. Cientistas dizem, contudo, que o bafômetro ainda precisa ser aprimorado para se transformar em uma alternativa aos tradicionais exames de sangue. CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário