Representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna participaram esta semana de uma sessão especial na Câmara Municipal de Itabuna para discutir a “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”, estabelecida com base na Lei de nº 12.305/2010, que determina que os municípios devem se adequar à mesma extinguindo os lixões e implantando aterros sanitários até o ano de 2018. O Secretário Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Patrick Olbera Monteiro, falaram das propostas do Governo de Itabuna na Sede do Legislativo Municipal, a convite do vereador Josué de Souza Brandão Júnior (Júnior Brandão).
A sessão que contou com grande participação de estudantes universitários e da comunidade em geral, teve ainda a presença da Diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Tayla Marrocos, dos presidentes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Comam), Flávio Leopoldino, e de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Comdus), Napoleão José de Santana Filho. Na oportunidade, o Secretário John Nascimento informou que o prefeito Fernando Gomes tem trabalhado para que Itabuna se adeque à legislação.
“Estamos em processo de formação de uma Comissão para elaborar o Termo Técnico do Plano de Saneamento Municipal, que foi aprovado no ano passado pelo legislativo municipal, mas que contempla apenas o diagnóstico dos resíduos. A partir da elaboração deste Termo, a Prefeitura poderá contratar uma empresa que será responsável por completar o Plano de Saneamento com as soluções necessárias para o diagnóstico dos resíduos”.
A partir deste plano, de acordo com o Secretário, serão trabalhados dois pontos importantes: a educação ambiental com foco na redução dos resíduos sólidos, e a coleta seletiva/reciclagem através do incentivo e qualificação de associações e catadores de lixo. “Somente o que não servir para reciclagem que será levado para o aterro sanitário”, explica. E chama a atenção para o fato de que o prefeito Fernando Gomes tem grande preocupação com a questão ambiental.
“O lixão de Itabuna sempre serviu de depósito para outros municípios, que vinham descarregar seus dejetos, mas desde que o prefeito Fernando Gomes assumiu a gestão municipal ele proibiu o uso indevido de outras cidades”, frisou John Nascimento, lembrando que a Prefeitura de Itabuna está à disposição para receber sugestões da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário