A atualização do Anuário Estatístico de Itabuna com dados do período compreendido entre 2013 a 2017 foi discutida por técnicos da Secretaria da Fazenda e Planejamento e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Santa Cruz, durante um encontro na Uesc. O anuário que está em fase de editoração, terá seu lançamento incluído na programação do 107º ano de emancipação de Itabuna e será disponibilizado no site da prefeitura www.itabuna.ba.gov.br, da Uesc e das diversas unidades de ensino superior com sede em Itabuna.
A reunião entre técnicos do governo e universidade reuniu o diretor de Planejamento Econômico da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Heleodoro Nunes Filho; a coordenadora do anuário Selma Costa Calazans, além de Flávio Dias e Marcos Fidelman, além do pró-reitor Alessandro Fernandes de Santana e dos professores Marcelo Inácio Ferreira e Sérgio José, que fizeram uma avaliação do conjunto de dados econômicos e sociais coletados sobre Itabuna, município com mais de 220 mil habitantes e que concentra mais de 98% da população na área urbana.
O Heledoro Nunes Filho destacou que a edição de 2017 abrangeu dados do último quadriênio e faz parte de um projeto que está sendo ampliado e revisado com a consolidação de uma base de dados do maior município da região para consulta por técnicos que elaboram políticas de governo, de empresários interessados em investir em Itabuna e com informações para pesquisadores da área acadêmica, estudantes e pessoas interessadas em conhecer aspectos de saúde, educação, assistência social, bem como a oferta de serviços públicos.
A coordenadora do anuário Selma Calazans salienta que além da atualização dos dados sobre Itabuna, a publicação vai incorporar dois estudos importantes sobre a história do Carnaval grapiúna, uma festa que está sendo resgatada agora na gestão do prefeito Fernando Gomes, ao investir na retomada de tradições culturais como os festejos juninos e do reinado de momo. Ela destaca que além da edição impressa, o anuário será disponibilizado a custo zero através de links nas páginas da prefeitura, da Uesc e de outras instituições universitárias.
O pró-reitor de extensão da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, destacou a parceria com a prefeitura de Itabuna para elaboração do anuário, um processo que poderá ser ampliado para outros municípios da região a exemplo de Coaraci. Ele também elogiou a continuidade do trabalho uma parceria iniciada há oito anos e que amplia a base de dados e de informações sobre Itabuna um dos polos da região Sul da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário