Foto: Pixabay
Uma vacina que reduz o colesterol será testada em humanos, depois de testes bem-sucedidos em camundongos.
A injeção foi criada para evitar que depósitos de gordura obstruam as artérias, e assim proteger contra doenças cardíacas.
Ela seria uma alternativa a pacientes que tomam diariamente comprimidos para reduzir o risco de derrame, angina e doenças do coração.
Pesquisadores da Universidade Médica de Viena vão avaliar a segurança de seu tratamento experimental em 72 voluntários.
A injeção ajuda o sistema imune do corpo a atacar uma proteína chamada PCSK9, que permitiria ao mau colesterol, o LDL, se acumular na corrente sanguínea.
Pesquisadores esperam que esse possa ser um reforço anual para aumentar a imunidade dos pacientes.
Em camundongos, o tratamento reduziu o LDL em 50% em um período de 12 meses e pareceu proteger contra o acúmulo de depósitos de gordura nas artérias (aterosclerose).
Quando
Ainda levará pelo menos seis anos de testes para saber se o tratamento é seguro e eficiente para uso em humanos, explicaram Guenther Staffler e sua equipe da Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada, na publicação científica European Heart Journal.
Segundo os pesquisadores, mesmo que se torne disponível ao público, a vacina não deveria ser vista como uma desculpa para pessoas evitarem exercícios físicos e adotarem uma alimentação com alto nível de gordura. Com informações da BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário