Uma empresa chinesa uniu o melhor de cada opção de transporte público e criou um trem com pneus que segue o caminho de pinturas no chão. A invenção é da empresa CRRC, que fabrica trens comuns.
Chamado de ART (“Autonomous Rapid Transit”, ou “Transporte Rápido Autônomo”), o veículo possui sensores capazes de identificar o caminho graças às linhas pintadas no chão e também de reconhecer possíveis obstáculos. Apesar da intenção de usar o ART de forma autônoma, ou seja, sem motorista, os modelos possuem cabine de comando e volante pois, no começo da operação, eles serão guiados por humanos para evitar acidentes.
O veículo tem 3 vagões que podem comportar até 100 passageiros cada. De acordo com o engenheiro do projeto, Feng Jianghua, esta é uma boa opção de transporte público para cidades pequenas e médias.
O valor de implantação dessa inovação é um dos motivos principais: para construir 1 quilômetro de metrô o custo é de cerca de 400 milhões de Yuans, o equivalente a cerca de 192 milhões de reais. Já todo o projeto de ART custaria cerca de 15 milhões de Yuans, ou aproximadamente R$ 7 milhões.
O projeto também leva em conta a necessidade de evitar combustíveis fósseis e é movido a energia elétrica, podendo circular até de 40 quilômetros antes de ser carregado.
A cidade de Zhuzhou, de 3 milhões de habitantes, será a primeira a testar essa novidade, e a inauguração está prevista para 2018. [ CRCGC ] [ Fotos: Reprodução / CTCGC ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário