Em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), ou seja, qualidade de vida de pessoas autodeclaradas negras chegou a 0,679. Porém, este índice para pessoas brancas chegou neste valor no ano de 2000. Esta diferença mostra que as pessoas consideradas negras estão dez anos atrás dos brancos.
Este índice foi divulgado nesta quarta-feira (11/05). O cálculo é realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação João Pinheiro (FJP) e pelo Programa das Nações para o Desenvolvimento (Pnud) com base nos censos demográficos do IBGE dos últimos dois anos considerando taxas de longevidade, educação e renda.
O Nordeste foi considerado como a região com menor IDHM para os negros com 0,637. Já na região Centro-Oeste o índice chegou a 0,724 sendo a maior taxa calculada. Confira o estudo na íntegra.
Em relação ao salário o estudo mostrou que os brancos recebiam mais que os negros 115,5% no ano de 2010 sendo a média por mês de R$ 508,90 para negros e R$ 1.097 para os brancos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário