Resultados de um estudo recentemente publicado no periódico The Journal of Clinical Investigation indicaram que comer sal pode levar à perda de peso.
Pesquisadores mostraram que o sal pode fazer com que o corpo quebre a gordura, produzindo urina mesmo que não sejam ingeridos líquidos. Os achados, no entanto, contradizem teorias de longa data que afirmam que o sal provoca sede e sensação de inchaço, bem como orientações médicas de uma ingestão máxima de 6 g por dia. Com informações do Daily Mail.
Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, em Tennessee (EUA), mostraram que uma ingestão elevada do sal não necessariamente aumenta sede, e que a quantidade de urina produzida é consistente com os dias em que consumimos alimentos menos salgados. Isso sugere que o corpo é capaz de quebrar a gordura para produzir esses fluídos. Os resultados, feitos com base em astronautas, revelaram que apesar de comerem mais sal certos dias, eles bebiam menos água, o que vai contra a teoria de que alimentos salgados nos dão sede.
No entanto, apesar de beberem menos água, esses astronautas ainda urinaram quantidades semelhantes aos dias em que consumiram menos sal. A única explicação plausível para isso, de acordo com os pesquisadores, era que o sal estava quebrando a gordura para produzir a urina. “Havia apenas uma maneira de explicar esse fenômeno”, disse o autor do estudo, Jens Titze, ao The New York times. “O corpo provavelmente gerou ou produziu água quando a ingestão do sal foi alta”.
Resultados separados também revelaram que ratos que consumiam uma dieta de alto teor de sal queimaram mais colorias e comeram 25% mais para manter o peso. Contudo, a NHS, sistema de saúde público do Reino Unido, orienta que limitemos nosso consumo do produto em 6 gramas por dia, a fim de reduzirmos os riscos de doenças cardíacas e derrames.
Em contraponto, pesquisadores da Universidade de Boston descobriram que pessoas que comem menos de 6 g de sal por dia tendem a ter maior pressão arterial. Eles afirmam que o conselho de comer menos é muito simples e ignora o fato de que o produto pode elevar os níveis hormonais no corpo que regulam a pressão arterial. [ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário