O sistema linfático humano é uma grande e complexa rede de vasos e órgãos conhecidos como linfonodos. Ele é especialmente importante para nosso sistema imunológico, porque ajuda os glóbulos brancos na proteção do corpo.
Quando o câncer atinge o sistema linfático, em algo chamado linfoma, provoca o desenvolvimento excessivo de linfócitos, conhecidas células de defesa que se multiplicam pela presença de um agente invasor, como um vírus da gripe ou resfriado. Assim, conforme essas células doentes se multiplicam, acabam se acumulando no organismo e causando tumores que prejudicam o sistema linfático de outros órgãos, como o baço e o timo.
Sintomas, diagnóstico e tratamento
Os principais sintomas do linfoma são os característicos nódulos no pescoço, axila, virilha ou abdômen, bem como febre constante, sudorese noturna, cansaço, coceira, perda de apetite, tosse, falta de ar e dor no tórax. Uma das formas mais comuns da doença é o linfoma de Hodgkin, que afeta o linfócito B. Quando este se transforma em uma célula cancerosa, começa a se espalhar de forma incontrolável pelo corpo. Essas células crescem principalmente nos linfonodos, podendo se espalhar para outros tecidos do corpo.LEIA TUDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário