> TABOCAS NOTICIAS : Senadores aprovam reeleição presidencial e manifestantes invadem e põem fogo no Congresso Paraguaio

sábado, 1 de abril de 2017

Senadores aprovam reeleição presidencial e manifestantes invadem e põem fogo no Congresso Paraguaio

O Senado do Paraguai, dominado por partidários do presidente Horacio Cartes, aprovou nesta sexta-feira (31) a reeleição presidencial, o que deflagrou incidentes entre opositores e a polícia. Manifestantes conseguiram entrar no prédio do Congresso. 

A polícia disparou balas de borracha, e os manifestantes colocaram fogo no prédio. O canal Telefuturo transmite a confusão em frente ao Parlamento. No total, 25 dos 45 senadores votaram a favor da emenda que institui a reeleição. A emenda deverá ser ratificada neste sábado pela Câmara dos Deputados, também controlada pelos governistas. 

Os senadores não votaram no plenário do Senado, e sim em um gabinete do Congresso, diante da resistência de legisladores da oposição contra a medida. O presidente do Senado, Roberto Acevedo, o primeiro vice-presidente do Senado, Eduardo Petta, e outros legisladores da oposição ocuparam o plenário da Casa para impedir a votação. 

A emenda foi apoiada por opositores ligados ao ex-presidente de esquerda Fernando Lugo, mas o restante da oposição denunciou a medida como um "golpe parlamentar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário