Foto: ThinkStock
Enquanto o Brasil estuda aumentar a carga de trabalho de 40 pra 80 horas, Gotemburgo, na Suécia, vai na contramão.
Em nome do bem estar dos trabalhadores o país europeu reduziu para 30 horas a jornada de trabalho e o melhor: conseguiu aumentar sua produtividade.
A cidade realizou uma experiência recente com trabalhadores da área da saúde, na esperança de reduzir problemas relacionados a estresse e depressão entre eles.
A carga horária de trabalho dos cuidadores em uma casa de repouso para aposentados foi reduzida de oito para seis horas.
A casa Svartedalens foi escolhida para a experiência por conta do crescente número de casos de enfermeiros procurando atendimento médico devido ao estresse do trabalho.
Em uma tentativa de aumentar a produtividade e obter melhores resultados, a cidade decidiu reduzir a jornada de trabalho dos funcionários para 30 horas semanais, o que gerou um custo de US$ 1 milhão (R$ 3,8 milhões) na contratação de 14 novas pessoas para compor a equipe e garantir o atendimento.
A cidade acompanha com atenção os efeitos da redução da jornada de trabalho e está usando uma outra instituição similar como controle para comparações futuras.CONTINUE LENDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário