Merelyn Cerqueira - Se você costuma consumir bebidas alcoólicas em excesso, é possível que, em algum momento da vida, já tenha perdido a consciência por beber demais.
Os pesquisadores analisaram 26 estudos anteriores relacionados a perda de consciência causada por bebidas alcoólicas, a fim de destacar os mecanismos neurobiológicos subjacentes a este evento. Logicamente, nossa própria biologia também desempenha um papel crucial nos efeitos causados no corpo, o que explica o fato de existirem pessoas que são incapazes de se lembrar da noite anterior, apesar de não ter bebido mais do que o resto do grupo.
Tal inconsciência ocorre quando o nível de álcool no sangue torna-se excessivamente elevado. A região do hipocampo cerebral, responsável por formar novas memórias, é muito sensível ao álcool, logo, dada a elevada ingestão de bebidas alcoólicas, essa capacidade é prejudicada. O que ocorre é que não há exatamente um “esquecimento” de eventos. Na verdade, essas memórias nunca foram armazenadas diretamente em nosso cérebro.
“Tecnicamente, um indivíduo embriagado pode perder ou não a consciência por um tempo curto, mas o fato é que não há formação de memórias durante longos períodos desses eventos”, disse o líder do estudo, Ausim Azizi.
Além desses efeitos, o estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, também concluiu que esses apagões podem causar danos significativos à nossa saúde física e mental. Por um lado, podemos cair e quebrar algum osso sem ter consciência disso, por outro, esses “apagões” também podem causar danos psicológicos significativos, associados a alterações neurobiológicas e sintomas psiquiátricos de longa duração. [ Muy Interesante ] [ Foto: Reprodução / Dicas Sobre Saúde ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário