Substituir as máscaras anti-poluição que se tornaram frequentes em inúmeras cidades poluídas por uma alternativa mais verde? É a ideia de cinco estudantes holandeses, que trabalham no protótipo de uma “mochila de plantas”.
“Esta bolsa permite filtrar as partículas finas e limpar o ar”, garantiu nesta segunda-feira à AFP o líder do projeto, Marnix de Kroon.
A mochila, chamada “The Plant Bag”, comporta um filtro anti-poluição através do qual o ar é aspirado antes de passar pelas raízes de uma planta e ser enviado, por um sistema de tubos, para a boca da pessoa que está usando o equipamento.
O projeto ainda está engatinhando, mas a ideia venceu um concurso de design organizado na Holanda. Um protótipo está sendo construído pelos estudantes da universidade de Delft, no oeste do país.
“Nós estamos vendo que tipo de planta funcionaria melhor, mas a babosa já é uma possibilidade”, garantiu De Kroon.
Citado pelo jornal Trouw, um especialista do instituto real holandês de meteorologia estima que esse tipo de desenho não é muito útil porque, sozinho, o filtro já elimina a maior parte das partículas finas – tornando as plantas desnecessárias.
Mas Marnix de Kroon insiste: a planta presente na bolsa permitirá justamente filtrar as partículas finas de menor tamanho.
“Não acho que na Europa um projeto como esse possa decolar rapidamente, mas cidades como Pequim ou Teerã, com sérios problemas de poluição, são nosso grande alvo”, explicou.
O alerta vermelho para a poluição atmosférica foi declarado em dezembro pela primeira vez em Pequim durante três dias, levando a medidas drásticas de restrição de circulação, canteiros de obras e fechamento de milhares de empresas. Fonte: Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário