A presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer vão se encontrar nesta quarta-feira (20) para a primeira conversa pessoal neste ano. Havia uma previsão de que o encontro ocorresse nesta terça, embora não constasse da agenda oficial de Dilma.
Em dezembro, Temer enviou carta à presidente na qual fez queixas sobre a relação de seu partido, o PMDB, com o governo e reclamou ter apenas "papel decorativo".
O objetivo é deixar para trás o período de rusgas entre eles e "ter conversa de começo de ano", conforme informou um auxiliar da presidente.
O encontro foi mediado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner que teve uma primeira conversa com Temer há alguns dias e também deve estar presente a este encontro.
Para auxiliares palacianos, não será um encontro para quebrar o gelo, porque isso já aconteceu, segundo eles, quando os dois se falaram por telefone na troca de felicitações de fim de ano.
Agora, a conversa, embora sem pauta específica, tem objetivo político claro - para a presidente o de reorganizar sua base parlamentar para a reabertura dos trabalhos do legislativo. E, nesse contexto, o papel do PMDB é fundamental.
"A presidente quer pacificar sua base", disse um assessor.
Temer, por seu lado, precisa conquistar apoios no PMDB para se manter na presidência do partido. Hoje, há uma divisão no partido, e os seguidores do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) chegaram a manifestar interesse em assumir o comando do partido, desbancando Temer, presidente do PMDB desde 2001.
"O desafio de Dilma é que 2016 seja melhor do que 2015 e, para isso, precisa começar com a reorganização de sua base no Congresso", afirmou um auxiliar. Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário