Um ato simples, mas significativo e histórico em Conceição do Coité, quando a deficiente auditivo Deziane Mota, residente no Distrito de Bandiaçu, recebeu sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois sonhava em dirigir, adquirir seu veículo, mas a busca pela autonomia esbarrava na dificuldade em obter a CNH, devido à ausência de intérpretes durante as provas teóricas exigidas pelo Departamento de Trânsito (Detran) e nas auto-escolas do município.
Contando com ajuda da mãe, Marly Mota, procurou uma auto-escola, propôs ao proprietário a permuta de aulas, ou seja, a auto escola passava a contar com ela para o treinamento dos instrutores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), usado pelos deficientes auditivos para se comunicar, em troca de aulas práticas e teoricas para a mesma conseguir sua habilitação, proposta acatada e Deize hoje está habilitada.
Com o objetivo de garantir aos surdos maior acessibilidade, Marly Mota disse que irá encaminhar esta notícia para o governador eleito Rui Costa (PT), a solicitação para que o Detran disponibilize intérpretes de libras, para que as pessoas surdas possam tirar a Carteira Nacional de habilitação (CNH). Ela disse que aquele dia era muito importante para comunidade surda do território do sisal, em especial, Conceição do Coité. LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI www.civalanjos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário