Guilherme Souza da Silva tem apenas 6 meses e, desde que nasceu, vive na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Limeira(SP). O bebê sofre da doença conhecida como Síndrome de Berdon, que compromete o funcionamento de órgãos dos sistemas digestivo e urinário. Ele precisa de um transplante dos intestinos grosso e delgado, estômago, pâncreas e fígado. O procedimento custa R$ 2 milhões e tem de ser feito nos Estados Unidos. A família não tem o dinheiro e iniciou uma campanha na internet em busca de ajuda para custear a cirurgia.
O caso de Guilherme é como o da pequena Sofia Gonçalves de Lacerda, de Votorantim (SP). A família da menina fez campanha em redes sociais e conseguiu na Justiça que o Ministério da Saúde arcasse com custos dos procedimentos médicos em hospital dos Estados Unidos. Em abril, o drama de Sofia comoveu até famosos como a cantora Claudia Leitte, as atrizes Giovanna Antonelli e Grazi Massafera, entre outros que pediram ajuda para a menina.
O diagnóstico de Guilherme, no entanto, foi confirmado há um mês. O bebê de Limeira tem hoje 4,5 quilos, peso considerado abaixo do ideal para uma criança de seis meses. Ele se alimenta à base de líquidos com nutrientes injetados na veia. Um dreno está na bexiga para liberar a urina. "Nós o amamentamos para estimulá-lo, porque assim que ele suga o leite da mãe, o líquido é liberado pela sonda", disse Emerson da Silva, de 30 anos, pai do menino.
de Limeira em nota. De acordo com informações da instituição, a perspectiva é que, após o transplante, Guilherme tenha uma vida normal e consiga se alimentar sem o auxílio da nutrição por sondas.
Campanha na Internet
A exemplo da família de Sofia, os pais de Guilherme também iniciaram um movimento na internet para conseguir ajuda para o garoto. "Não posso simplesmente assistir de mãos atadas ao sofrimento do meu filho, que é um guerreiro. Estamos lutando pela vida do Gui. Preciso conseguir levá-lo para fazer esse transplante, para que ele tenha uma vida normal", afirmou a mãe, Poliana Souza, de 30 anos.
E 'pedágio'
A campanha batizada de "Ajude o Guilherme" está nas redes sociais Facebook e Instagram. Para o dia 9 de novembro é organizado um "pedágio" para tentar arrecadar recursos na Lagoa do Taquaral, em Campinas, das 9h às 13h. Foto: Poliana Souza -- Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário