(AFP) - A inflação na Venezuela em 12 meses atingiu 60,9% em maio passado, após uma alta mensal de 5,7% provocada por "eventos de conflito político", informou o Banco Central nesta quinta-feira.
"A inflação anual correspondente ao mês de maio foi de 60,9%, abaixo dos 61,5% observados no mês precedente", revelou o BC em seu site, acrescentando que a variação do índice de preços ao consumidor em maio foi de 5,7%.
"Perturbações de caráter extraordinário, alheias a fatores próprios da atividade produtiva, influíram desfavoravelmente nos resultados do INPC (...) com o consequente efeito nos resultados da inflação", destaca o BC.
As principais altas foram registradas entre alimentos e bebidas não alcoólicas, com 6,4%, restaurantes e hotéis, 6,9%, e transportes, 10,1%.
A Venezuela enfrenta uma onda de protestos desde fevereiro devido à inflação, à falta de produtos básicos - como papel higiênico, açúcar, farinha ou leite - e à violência que provoca em média 65 mortes por dia no país. http://zip.net/bdnGN4
Nenhum comentário:
Postar um comentário