> TABOCAS NOTICIAS : Greves no Brasil são notícia na França; El Mundo chama país de 'manifestódromo'

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Greves no Brasil são notícia na França; El Mundo chama país de 'manifestódromo'

  • As greves e manifestações no Brasil às vésperas da Copa do Mundo são destaques nos jornais da Europa. Na tarde de quarta-feira (4), o site do jornal espanhol El Mundo publicou uma reportagem chamando o Brasil de "Manifestódromo mundial". E nesta quinta, o Le Figaro, da França, escreve "Ameaça de greve geral no Brasil a uma semana do Mundial!

    A imagem de bolas gigantes pintadas com uma cruz vermelha em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, ilustram ambas as reportagens. 

    O El Mundo diz que 42% da população é contra a Copa no Brasil, mas o clima para as manifestações não é tão grande quanto a vista em junho de 2013. "Mas, embora os protestos sejam menores, têm-se multiplicado e diversificado porque os trabalhadores também querem dividir o bolo no Mundial", escreve o jornal (leia a reportagem, em espanhol).
    Já o Le Figaro destaca a greve dos funcionários do Metrô de São Paulo, e as ameaças de empregados de companhias aérea, como a Latam, de cruzarem os braços às vésperas da Copa. O jornal francês lembra as greves da polícia e dos professores e destaca que este ano as manifestações estão mais nas mãos dos sindicatos, e não da população, como em 2013 (leia a reportagem, em francês).


    O site da revista de negócios norte-americana Bloomberg Businessweek destacou em reportagem publicada nesta terça-feira (4) em seu site o otimismo de fabricantes e varejistas com a venda de televisores no Brasil para a Copa do Mundo. De acordo com a reportagem, as lojas estão importando TVs de plasma sem o conteúdo HD.

    "Muitos dos televisores que estão sendo enviados para o Brasil são TVs de plasma de baixo custo que não mostram o conteúdo HD, mesmo que esses modelos parecem estar no caminho da obsolescência em outro lugar A receita de vendas de televisores de plasma caiu quase 60% de 2010 a 2013, segundo a empresa de pesquisa IDC", diz o texto (leia a reportagem, em inglês).

    A reportagem faz um alerta de que muitos equipamentos estão sendo importados para o varejo, mas não exatamente para fãs de futebol. O consultor James Flaws alerta para que os investidores têm uma expectativa muito acima da realidade. "O impacto sobre o consumo de televisão é maior, mas menos do que o que os investidores esperam", disse ele durante uma conferência em janeiro. 

    Outro consultor, Paul Gagnon, diz que as lojas estão comprando mais televisões do que o esperado, o que poderia ser um sinal de varejistas estão superestimando quantas TVs serão vendidas.http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário