(EFE).- Os rumores sobre uma possível operação contra a imigração clandestina na Tailândia levaram milhares de imigrantes ilegais cambojanos a voltar para seu país desde que os militares tomaram o poder, em 22 de maio.
O êxodo disparou nas últimas jornadas até passar de 100 mil pessoas que retornaram ao Camboja, segundo os números apresentados pelo Escritório Internacional para a Migração (IOM) na região da Ásia e do Pacífico.
"Apenas nos dois últimos dias, cerca de 70 mil cambojanos cruzaram a fronteira rumo a seu país. Ainda há muitos esperando e pode haver ainda mais a caminho", declarou à Agência Efe Brett Dickson, coordenador da IOM que se encontra na passagem fronteiriça de Poipet.
Seis cambojanos que estavam indo de caminhonete para a fronteira e um tailandês, o motorista do veículo, morreram na manhã de hoje em um acidente de trânsito na província tailandesa de Sa Keao, que deixou outros 12 feridos.
Veículos de imprensa cambojanos e organizações locais pró-direitos humanos repercutiram os rumores de que os militares atiraram e espancaram trabalhadores cambojanos clandestinos, que foram obrigados a ir até a fronteira em caminhões abarrotados de gente. Leia mais em: http://zip.net/bhnH49
Nenhum comentário:
Postar um comentário