Uma vitória dos idosos americanos, que há décadas lutam por cirurgia gratuita para mudança de sexo.
O governo dos EUA derrubou na sexta-feira, dia 30, a medida que proibia esse tipo de operação pelo plano de saúde, conhecido como Medicare.
A proibição era de 1981, quando cirurgias para mudança de sexo eram experimentais, e não é mais válida "sob padrões razoáveis" nos dias de hoje, segundo o governo.
Nos últimos anos, as associações médicas americanas consideraram o procedimento uma alternativa pra quem sofre de disforia de gênero, ou depressão crônica causada pelo cérebro não reconhecer o próprio corpo como sendo do mesmo sexo.
Com a decisão médicos e psicólogos vão determinar se o paciente está apto à mudança de sexo, depois de exames.
A vitória, que agora vale para todos os transgêneros idosos americanos, é principalmente da transexual Danee Mallon, de 74 anos (foto acima).
Diagnosticada com transtorno de gênero, ela entrou na justiça há 2 anos, pedindo a cirurgia de reconstrução genital, mas perdeu a causa na época, que agora foi derrubada pelo governo americano.
"Essa é uma grande medida. Eu queria essa operação desde que eu tinha 11 anos de idade, quando eu soube que esse procedimento existia", disse ao "The New York Times". Com informações da Folha de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário