José Pedro, morador do povoado de Umbuzeiro ainda não conseguiu entender como um só pé de mandioca, plantado na propriedade de seu pai, conhecido como Pedro de Anira no Riacho Grande, conseguiu encher um carrinho de mão; “Devido à chuva o pé de mandioca caiu então resolvemos arrancar, foi quando vimos que a raiz era muito grande o grossa, dessas a gente nunca viu por aqui, deu mais de 4 metros de cumprimento e encheu o carro de mão bem caprichado” disse José Pedro.
Depois de arrancada na Fazendo Riacho Grande, as raízes foram levadas para o povoado de Umbuzeiro, onde atraíram muitas pessoas que ficavam espantadas com a quantidade de raízes; “Vai dar uns 20 litros, é incrível, eu tô com 72 anos e é a primeira vez que tô vendo uma raiz de mandioca dessas, já vi grande mas nunca assim” disse o senhor João de Rainha que também falou da chuva fora de época; “trovão e relâmpago em abril, deve ser o povo deixando de ser devoto viu” alertou.
Dona Belinha tem 80 anos e ainda preserva uma antiga casa de farinha na comunidade, foram vários anos trabalhando com farinha ao lado do seu falecido esposo e segundo ela um só pé da mandioca encher um carro de mão não ouviu falar; “É muito grande, deve dá mais de meio saco, é uma raiz assombrosa, que tá assombrando todo mundo aqui”.
José Pedro levará para a Casa de farinha de Dona Belinha as raízes que já foram raspadas e logo depois de um processo, irá ao forno e saberemos enfim quantos litros de farinha serão apurados de um único pé de mandioca. Redação: CN*Informação: Jornal Nossa Voz
Nenhum comentário:
Postar um comentário