> TABOCAS NOTICIAS : Valmir Assunção lembra comício de Jango e pede mais reforma agrária

quinta-feira, 20 de março de 2014

Valmir Assunção lembra comício de Jango e pede mais reforma agrária

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) discursou em plenário nesta terça-feira (18) para destacar que o Comício da Central ou Comício das Reformas – feito pelo ex-presidente João Goulart (o Jango) – completou 50 anos no último dia 13 de março.

"Quero estabelecer alguns pontos: a questão tributária, a questão da educação, a questão da saúde e a questão da reforma agrária. Essas eram as reformas que ele dizia, há 50 anos, serem fundamentais para que o Brasil pudesse crescer e se tornar um País muito grande", disse o parlamentar.

O comício ocorreu na Praça da República, situada em frente à Estação da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de cerca de 150 mil pessoas, que se reuniram para ouvir, além de Jango, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Na ocasião, o presidente assinou dois decretos: o primeiro era simbólico e consistia na desapropriação das refinarias de petróleo que ainda não estavam nas mãos da Petrobras; o segundo – chamado decreto da Superintendência da Reforma Agrária – declarava sujeitas à desapropriação propriedades subutilizadas.

Valmir Assunção pontuou os avanços ocorridos nos governos Lula e Dilma e aproveitou a data comemorativa do discurso de Jango para pedir mais avanços na política agrária brasileira. "Não é possível continuar com a concentração de terra que existe no Brasil do mesmo jeito que há 50 anos. É preciso que se tenha uma política de reforma agrária que possa assentar as famílias. É preciso democratizar o acesso à terra. É preciso ter uma produção limpa, de qualidade, com alimento saudável. Esse processo de democratização em fazer a reforma agrária é uma necessidade urgente", afirmou.

Ao fim do discurso, o petista parabenizou a presidenta Dilma Rousseff pela recente nomeação de Miguel Rossetto para ocupar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Nossa expectativa é que a gente possa avançar nesse período. Por isso, é preciso um Plano Nacional de Reforma Agrária. É preciso ter determinação para enfrentar o latifúndio. É preciso ter determinação para investir mais na pequena agricultura, na agricultura familiar e nos assentamentos de reforma agrária", finalizou Valmir Assunção. PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário