Aline Moura - Diario de Pernambuco
A presidente Dilma Rousseff (PT) ganhou um reforço a mais esta semana nas redes sociais. O ex-presidente Lula convocou em sua Fanpage, que se chamava Instituto Lula e passou a ser apenas "Lula", a militância petista para defender o projeto social criado pelo PT na última década. Lula tem menos seguidores que o "Dilma Bolada" e pouco mais do que Marina Silva, chegando a atingir 379 mil pessoas. Mas continua sendo o mais influente na mobilização da base petista.
A Fanpage "Lula" traz na foto principal o ex-presidente discursando, sem barba, para uma multidão de pessoas que usam chapéu branco e estão, em sua maioria, munidas de máquinas fotográficas para registrar a imagem do petista. Já ele está vestindo uma camisa vermelha e microfone na mão, lembrando a fase de sindicalista. "Companheiro/a" escreve na convocatória da militância no Facebook, "é nosso papel mostrar dados que não aparecem em outros lugares", diz, enumerando ações positivas do seu governo.
Recém-estreante nas redes socais, o pré-candidato Eduardo Campos está dedicado. Segundo socialistas, ele anda com um assessor ao seu lado para tuitar e ficar mais próximo dos seguidores e agilizar as respostas. A informação foi confirmada pela jornalista Vera Canfran, do PSB. Ela frisa a importância que o partido está dando à militância virtual. "Os movimentos (de junho) despertaram em uma grande parcela dos cidadãos conectados um interesse, até então adormecido, de se politizar. Diante disso e de posse do trabalho de planejamento que vinha sendo feito, chegamos à conclusão de que já havia uma maturidade necessária para se levar às redes uma pauta que já existia dentro do PSB para que fosse debatida de forma propositiva e colaborativa", declarou.
No PSDB, por sua vez, assessores tucanos dizem que o trabalho está sendo monitorado por Renato Bandeira, mas que cada mídia tem um coordenador. Cerca de 200 pessoas foram contratadas recentemente para se dedicarem a esse universo online da sigla. "O PSDB tem uma equipe responsável pela comunicação online do partido, que é formada pelos sites nacional, dos diretórios estaduais e dos segmentos mulher e sindical. Em breve, lançará os sites da Juventude e do Tucanafro", disse a direção tucana por meio de nota, ressaltando, em especial, a importância do Conversa com os Brasileiros e do Portal Social do Brasil.
Veja na edição deste domingo do Diario de Pernambuco uma reportagem sobre a disputa eleitoral através das redes sociais
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