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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fracasso em leilão da BR-262 deve servir de alerta para licitação de ferrovias

Depois de se debruçar sobre os dois primeiros projetos rodoviários do Programa de Investimento Logístico, o governo federal deve dedicar atenção especial ao setor ferroviário. O fracasso do leilão da BR-262 deve servir de exemplo para a tramitação da licitação entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), principalmente por se tratar de um tipo de concessão em que o Ministério dos Transportes não tem referência. A última experiência ocorreu há quase duas décadas, quando quase 30 mil quilômetros foram entregues à iniciativa privada. “Estamos dois séculos atrasados, temos que correr para fazer”, disse ontem a presidente da República, Dilma Rousseff, em lançamento de complexo logístico no Mato Grosso.

O primeiro leilão de ferrovias deve ocorrer em novembro, logo depois de a BR-101 e os aeroportos de Confins e do Galeão terem sido concedidos. Os estudos, acompanhados das minutas de edital e contrato, estão em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mantém diálogo permanente com os fiscais do tribunal para sanar possíveis dúvidas, inclusive o ministro dos Transportes, César Borges, que já esteve pelo menos duas vezes no TCU pessoalmente para, entre outros, cobrar agilidade.
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2013/09/20/internas_economia,463354/fracasso-em-leilao-da-br-262-deve-servir-de-alerta-para-licitacao-de-ferrovias.shtml

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