> TABOCAS NOTICIAS : CMN decide amanhã se mantém taxa de financiamentos para setor produtivo no menor nível da história

domingo, 29 de setembro de 2013

CMN decide amanhã se mantém taxa de financiamentos para setor produtivo no menor nível da história

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decide amanhã (30) se mantém a taxa de juros de longo prazo (TJLP) no menor nível da história. Usado nos financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o índice está em 5% ao ano desde dezembro do ano passado.

Originalmente, a decisão deveria ter sido tomada na última quinta-feira (26). No entanto, a reunião mensal do CMN foi adiada, sem explicação, para esta segunda-feira.

A cada três meses, o CMN fixa o nível da taxa para o trimestre seguinte. O conselho é composto pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Desde junho de 2009, a TJLP estava em 6% ao ano. A taxa foi reduzida para 5,5% em junho do ano passado e caiu novamente para 5% em dezembro, como medida de estímulo à economia e para refletir a queda dos juros no setor financeiro. Criada em 1994, a taxa é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor da TJLP leva em conta dois fatores: a meta de inflação, atualmente em 4,5% (com margem de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo) e o risco Brasil, indicador que mede a diferença entre os juros dos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário