A pesquisadora da Universidade East Anglia, na Grã-Bretanha, Teresa Belton, lançou um estudo em que afirma que as crianças devem ser motivadas a ficar ociosas e entediadas para melhorar sua capacidade criativa.
A pesquisa ouviu personalidades criativas como a escritora e comediante inglesa Meera Syal e o artista plástico Grayson Perry sobre como o ócio foi essencial para o desenvolvimento da criatividade.
No estudo, Perry afirmou que o ócio se transformou em estado criativo na infância. Enquanto Syal lembrou que “a falta do que fazer” a motivou a começar a escrever. Uma análise das memórias da infância de Syal mostrou que para se manter ocupada, ela iniciou um diário que preenchia com observações, pequenas histórias, poemas e críticas. Syal atribui a esta fase seus primeiros passos como a escritora que se tornaria mais tarde
Segundo a pesquisadora, "a ausência de coisas para fazer motivou a escritora a gastar horas do dia a falar com outras pessoas e a tentar outras atividades que em outras circunstâncias ela jamais teria experimentado como interagir com os mais velhos e vizinhos e aprender a fazer bolos".
Como conclusão, a cientista Teresa Belton revelou que "para o bem da criatividade talvez devamos diminuir nosso ritmo e ficar 'offline' de tempos em tempos." Redação, Administradores.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário