JOHANESBURGO, 10 Fev (Reuters) - A Nigéria encerrou um período de 19 anos de espera por um título da Copa Africana de Nações com um gol espetacular do meia Sunday Mba, que garantiu a vitória por 1 x 0 sobre Burkina Fasso na decisão do torneio neste domingo, no estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul.
O jogador de 24 anos, que também marcou o gol da vitória por 2 x 1 nas quartas de final contra a Costa do Marfim, recuperou uma bola rebatida pela defesa aos 40 minutos do primeiro tempo.
Mba deu um chapéu em Mohamed Koffi e rapidamente bateu com o pé esquerdo no canto do goleiro Daouda Diakité para marcar um gol que pode ser considerado o mais bonito da competição.
A zebra Burkina Fasso, pela primeira vez na final, pareceu sucumbir à ocasião, jogando aos olhos de quase 90 mil pessoas, e melhorou apenas nos últimos 20 minutos quando foi com tudo à frente para tentar empatar.
Mas a Nigéria contou com um ótimo desempenho de John Obi Mikel no meio-campo e Efe Ambrose, Kenneth Omeruo e Elderson Echiejile na defesa para segurar o resultado.
A vitória significa que o técnico da Nigéria, Stephen Keshi, tornou-se apenas o segundo homem a vencer o torneio como jogador e treinador. Foi o terceiro título africano da Nigéria e o primeiro desde que Keshi capitaneou a equipe à vitória em 1994.
Com a vitória neste domingo, a Nigéria representará a África no Grupo B da Copa das Confederações que será disputada em junho no Brasil. Ela vai jogar a primeira fase contra Espanha, Uruguai e Taiti.
(Reportagem de Mike Collett)
Nenhum comentário:
Postar um comentário