Onze mortos e quatro feridos em acidente no Sertão Motorista de caminhão que colidiu com van estava alcoolizado, segundo a PRF. Passageiros da van estavam indo para o Piauí passar o Natal com as famílias
Ao invés de festa e reencontros, o Natal da cidade de Luiz Correia, no litoral do Piauí, será de tristeza. O choque frontal entre um caminhão e uma van deixou 11 mortos e quatro feridos no município de Paramirim, Sertão pernambucano, a 570 quilômetros do Recife. O acidente aconteceu por volta das 5h30 deste domingo no km 139 da BR-316.
A van com placa de São Paulo levava 14 pessoas, sendo 12 trabalhadores da construção civil e dois motoristas. O caminhão era guiado pelo paranaense Antônio Marcos Pereira, 33 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio dirigia embriagado. Ele ficou ferido no acidente. Os outros três feridos e os 11 mortos estavam na van.
O motorista e os três ocupantes da van que sobreviveram foram encaminhados ao Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, a 630 quilômetros do Recife. Tiago Marques Cardoso, 21, sofreu apenas escoriações e foi liberado. Antes, conversou com a assistente social do hospital, Jeovana Saldanha. Disse que o grupo trabalhava há seis meses na construção civil em São Paulo.
“Todos estavam indo passar o Natal com os pais em Luiz Correia. Três colegas, inclusive, eram irmãos. Eles estavam viajando há três dias. Só paravam no posto para abastecer, tão grande que era a vontade de chegar”, contou Jeovana. Ainda segundo a assistente social, Antônio Machado Pereira, 31, continua no hospital em observação. Está sedado, porém estável.
Francisco das Chagas Nunes, 33, teve traumatismo cranioencefálico. Como estava muito grave, foi transferido para o Hospital de Traumas de Petrolina. “Ele está entubado, na UTI. Deve precisar de cirurgia”, informou Jeovana Saldanha. A assistente social também contou que as famílias de Antônio e Francisco foram avisadas e estavam vindo para Pernambuco.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o necrotério do hospital de Parnamirim, de onde seguirão para a cidade de Luiz Correia. O motorista Antônio Marcos Pereira está estável, mas não tem previsão de alta. Ele está sob custódia da polícia. Quando for liberado será levado para a delegacia de Parnamirim, onde será preso em flagrante por crime doloso de trânsito.
Lei seca
A colisão ocorreu três dias após a publicação da Nova Lei Seca (Lei 12.760), sancionada pela presidente Dilma, que aumenta o rigor da fiscalização de embriaguez ao volante. Com a norma, o motorista que apresentar sinais de embriaguez e se recusar a fazer o teste do bafômetro será preso em flagrante por crime de trânsito.
O novo valor da multa passa a ser R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano. Somente este ano, 500 mil pessoas fizeram o teste de alcoolemia. Mais de 27 mil foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica Desses, quase 8 mil foram presos. Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário