Os últimos dias têm sido atribulados para os brasileiros nos aeroportos. O clima não tem ajudado e motivou diversos cancelamentos de voos. Quem tem passagem marcada para viajar para o Rio de Janeiro passará a enfrentar um obstáculo adicional nesta quarta (13/06). Devido à Rio+20 e ao conseqüente aumento do tráfego aéreo na cidade em virtude da conferência da ONU, TAM e Gol já anunciaram que irão cancelar 55 voos. A verdade é que independentemente do motivo do cancelamento, as companhias aéreas são obrigadas a prestar assistência a seus clientes. Neste caso, a orientação para o consumidor é procurar o balcão de embarque da empresa para tentar resolver o problema ou o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto. O Procon-SP divulgou hoje um lembrete para o consumidor, esclarecendo todos os direitos que lhe cabem no caso do cancelamento de vôos. Confira:
- Ter prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino
- Ser direcionado para outra companhia, sem qualquer custo adicional
- Receber de volta o dinheiro da passagem ou se hospedar em hotel por conta da empresa
- Conseguir o ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões
- Buscar reparação junto à Justiça se entender que o atraso causou algum dano moral. A perda de uma reunião de trabalho ou de casamento são exemplos de possíveis danos morais
Boa sorte para quem está com viagem marcada De http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/
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